Educação Patrimonial e Ambiental
Partimos do principio que a Educação é a grande oportunidade para a transformação social e que as aprendizagens previstas no currículo do ensino básico e secundário são o ponto de partida para o desenvolvimento de competências de uma cultura da democracia.
Se a Escola proporcionar aprendizagens articuladas com o contexto local, aproveitando os recursos patrimoniais e ambientais existentes em cada território, as crianças e jovens farão, com certeza, aprendizagens com significado e duradouras. Essas dinâmicas poderão contribuir para a formação cidadã de crianças e jovens e facilitar uma consciência coletiva relativamente ao valor da nossa herança comum: o Património Cultural (material e imaterial), o Património Natural e a Paisagem Cultural.
Desafio às escolas. Incentivos à reflexão centrada na educação patrimonial:
Educação patrimonial e ambiental: uma responsabilidade para com as gerações futuras
Educação Patrimonial. Para conhecer, valorizar e defender o património cultural
Projeto Escola e Património. O Santuário do Bom Jesus do Monte como espaço de aprendizagem
Projeto ESCOLA e PATRIMÓNIO no Santuário do Bom Jesus do Monte
O projeto ESCOLA PATRIMÓNIO, desenvolvido pela Fundação Bracara Augusta, desenhado e dinamizado, em conjunto, pela Confraria do Bom Jesus do Monte, pelo Colégio D. Pedro V e pela ASPA, tem em vista promover aprendizagens diversificadas, previstas no currículo do ensino básico, tendo como palco a Paisagem Cultural do Santuário do Bom Jesus do Monte. Em setembro de 2023 foi assinado um protocolo que incluiu estas organizações.
No Bom Jesus do Monte, classificado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como Património Mundial da Humanidade, que proporciona recursos tão variados, é fácil que a generalidade das crianças envolvidas no projeto ESCOLA PATRIMÓNIO adquiram conhecimentos (saber), capacidades (saber fazer) e atitudes (saber estar/participar), as três vertentes das aprendizagens essenciais, previstas no currículo do ensino básico.
Cada sessão do projeto está centrada num tema específico, que une diferentes componentes do currículo, e é centrada em abordagens práticas que permitem dar significado às aprendizagens e torná-las duradouras. Espera-se que as dinâmicas contribuam para o desenvolvimento pessoal e social de cada criança, proporcionando memórias agradáveis conservadas ao longo da sua vida e que esses saberes conduzam a novas vindas ao Santuário do Bom Jesus do Monte e a novas descobertas relativamente a este monumento que tem, também, o estatuto de Monumento Nacional.
A ASPA assume a organização e coordenação, da vertente pedagógica do Projeto ESCOLA E PATRIMÓNIO
"Projetos de natureza interdisciplinar que facilitam aprendizagens essenciais de várias disciplinas de cada ano de escolaridade."
A Paisagem Cultural do Santuário do Bom Jesus do Monte passou a constituir um espaço de aprendizagens diversificadas, promotoras de uma CIDADANIA ATIVA, tendo como lema que importa "repensar que o conhecimento e a aprendizagem podem moldar o futuro da humanidade e do planeta – repensar a educação, moldar o futuro" (UNESCO (2019).
Assim, no âmbito do projeto ESCOLA PATRIMÓNIO, o SANTUÁRIO DO BOM JESUS DO MONTE integra uma nova valência, a de espaço educativo de excelência, palco de aprendizagens académicas e sociais para crianças dos 1º e 2º ciclos.