EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AMBIENTAL
Este projeto, que tem em vista a Educação Patrimonial, Ambiental e Cidadã, é promovido pela Fundação Bracara Augusta no âmbito de um protocolo que envolve a ASPA (responsável pela organização de recursos e coordenação pedagógica), o Colégio D. Pedro V (escola associada da UNESCO que lançou a primeira fase para os respetivos alunos de 1º ciclo) e a Confraria do Bom Jesus. Conta com o apoio da AOF e, também, da Câmara Municipal de Braga.
É uma oportunidade para a realização de aprendizagens de natureza interdisciplinar num contexto muito especial, uma vez que o Santuário do Bom Jesus do Monte está classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Esta Paisagem Cultural, que reune num só espaço Património, Ambiente e Paisagem, proporciona recursos diversificados que facilitam aprendizagens essenciais previstas em várias disciplinas do currículo de cada ano de escolaridade.
Os projetos de natureza interdisciplinar, organizados para cada nível de ensino, bem como os recursos materiais entretanto adquiridos (com apoio da AOF e da Confraria do Bom Jesus), permitem aprendizagens práticas, contextualizadas no "Bom Jesus", relativas à Matemática, Estudo do Meio e Ciências Naturais, Português e Inglês, Música e Cidadania, etc. A estátua de São Longuinhos levou à descoberta da Lenda, os coretos facilitam aprendizagens matemáticas, o musgo e o solo facilitam aprendizagens sobre biodiversidade, etc.